Arquivo permanente da SEFA: diagnóstico e desenvolvimeto de uma gestão documental
Abstract
Este trabalho tem como objetivo principal a propositura de soluções de melhoria para o arquivo permanente da SEFA. Para tal, apresentamos uma descrição histórica da Secretaria e a configuração atual de suas subsecretarias, descrevendo as ações desenvolvidas por ela. Na sequencia, é apresentada uma a análise do diagnóstico que serviu de ponto de partido para esta pesquisa, uma vez que os diagnósticos têm a função de apontar os pontos fortes e fracos de uma instituição apontando para as medidas necessárias para a promoção da melhoria. Com os resultados aferidos pelo diagnóstico e pela observação participante das atividades do arquivo buscamos na literatura sobre o tema o embasamento teórico necessário para a sustentação das propostas apresentadas. Além disso, foi realizado um detalhamento das atividades de gestão dos arquivos da Secretaria, com ênfase no arquivo permanente, alvo principal deste estudo, comparando as com as determinações legais e do Comando da Aeronáutica. Isso permitiu a verificação do que é praticado e quais são as mudanças aplicáveis ao contexto da SEFA que permitiriam a ampliação da eficiência do arquivo permanente. No final do trabalho foram sugeridas ações de melhoria, mas isso sem encerrar a questão, deixando em aberto a viabilidade de outros estudos neste sentido.
Collections
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
The following license files are associated with this item: