Coordenador pedagógico numa perspectiva democrática
Resumen
A Coordenação Pedagógica constitui-se no trabalho de um profissional que tem o comprometimento
com os demais segmentos da escola de direcionar as atividades desenvolvidas dentro da escola de
forma que se efetive a qualidade de todo o processo educacional. Neste sentido, a presente
monografia objetivou compreender a função exercida pelo Coordenador Pedagógico no contexto
educacional, investigar o trabalho desenvolvido, a relevância e as atribuições do Coordenador
Pedagógico de uma escola Estadual do Município de Santa Maria – Rio Grande do Sul, Escola
Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’ Ambrósio. Está pesquisa é de cunho qualitativo porque
apresenta vários caminhos a serem percorridos para a sua realização do projeto desenvolvido. A
amostra representativa desta pesquisa foi de quatro professores da referida instituição de ensino e
três coordenadores pedagógicos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, com questões
abertas. Os professores e coordenadores pedagógicos relataram a importância da função do
Coordenador Pedagógico e da formação continuada, além da valorização do profissional que
desempenha essa função. Nesse sentido considero que não é possível abordar a questão do
Coordenador Pedagógico sem falar sobre o contexto em que sua ação está situada, pois só através
disso é que poderemos repensar o seu papel político e social. É por isso que a construção de uma
nova realidade passa pela construção de um novo paradigma e isso precisa ser assumido pelo
Coordenador Pedagógico num processo argumentativo, baseado nas suas falas e nas suas ações
bem fundamentadas.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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