Estratégias discursivas no Programa Profissão Repórter: os sentidos de cidadania aquém e além do discurso
Abstract
Partindo do pressuposto de que as mídias são um espaço para produzir formas de discursivizar a cidadania dos sujeitos, percebemos que as noções de cidadania, geralmente, estão associadas ao período eleitoral, em específico, com o exercício de um direito político: o voto. Entendemos, no entanto, que a ideia de cidadania vai muito além dessa perspectiva restrita, já que a concebemos como um conceito capaz de absorver os significados construídos ao longo do tempo, bem como de reconstruí-los a cada nova época histórica. Diante disso, esta tese versa sobre o tema cidadania, discurso e produção de sentidos na mídia televisiva, delimitando-se no estudo das estratégias discursivas do programa Profissão Repórter, da Rede Globo de Televisão. O problema de pesquisa que conduz a investigação concentra-se na seguinte questão: que sentidos de cidadania são produzidos pelas estratégias discursivas do referido programa? Nossos objetivos são elaborar um quadro conceitual, para a compreensão da cidadania, a fim de construir uma matriz teórico-metodológica para a análise das estratégias discursivas do programa Profissão Repórter; aproximar teoricamente o conceito de cidadania e a perspectiva discursivo-midiática, construindo o objeto empírico como um problema de cidadania; sistematizar os principais sentidos de cidadania produzidos pelas estratégias discursivas do Profissão Repórter. Com enfoque nas formas de (re)produção da desigualdade nas práticas sociais, utilizamos a abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir dos estudos de Norman Fairclough (2016). O corpus de análise foi delimitado por meio de um recorte temático, no qual selecionamos cinco programas que tratavam do direito à educação. Cada programa foi analisado a partir das categorias analíticas de vocabulário, estrutura textual e intertextualidade manifesta. Como resultados, identificamos dez matrizes de sentidos que reuniam diferentes modos de significar a cidadania (incluindo seus silenciamentos), a partir das posições de sujeito mapeadas no discurso. São elas: a cidadania como carência, a cidadania como fiscalização, a cidadania como dramatização, a cidadania como deslegitimação, a cidadania como autoritarismo, a cidadania como protagonismo, a cidadania como resistência, a cidadania como privilégio, a cidadania como transformação e a cidadania como democracia. Interpretamos esta última como o sentido-chave que deve orientar as práticas de cidadania nos discursos da mídia. Dessas matrizes, apontamos a coexistência de duas categorias principais no jogo de intencionalidades do programa: uma cidadania midiático-discursiva pasteurizada e uma cidadania midiático-discursiva democrática.
Collections
The following license files are associated with this item: