Reflexões acerca do profissional de educação infantil: habilidades e competências
Resumo
Este trabalho tem como enfoque investigar as competências e
habilidades dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Foram
utilizados aportes da pesquisa bibliográfica como principal instrumento,
usando autores contemporâneos como Ariés, Freire, Varela, Arroyo e
Perrenoud, que contribuíram com o tema. A pesquisa bibliográfica
evidenciou que a realidade escolar brasileira busca cada vez mais a
formação adequada do profissional - professor e que sua atuação junto às
crianças e a escolas são fatores determinantes do padrão de atendimento
em qualquer segmento educacional. A atividade docente necessita
qualificação, pois o ato de ensinar exige predisposição para o constante
aprender. O profissional deve ser capaz de organizar e dirigir situações de
aprendizagem. Concluiu-se que é necessário o domínio pedagógico como
fator essencial para a preparação de profissionais competentes e
qualificados que promovam e favoreçam o aprendizado através das
competências e habilidades que se fundamentam na amorosidade,
generosidade, simplicidade e sabedoria que o profissional deve possuir,
pois este precisa ser um eterno estudioso da criança, compreender
através do estudo o mistério da pessoa humana e como se apresenta na
primeira fase da vida: a infância. Acredita-se que estas competências e
habilidades tornam os profissionais aptos para interagirem na realidade
social, numa perspectiva transformadora comprometida com a
implantação de novas concepções de educação infantil.
Coleções
- Gestão Educacional [293]
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