Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorazza, Sara Teresinha
dc.creatorFagundes, Adriana Letícia Rodrigues
dc.date.accessioned2019-04-02T14:48:07Z
dc.date.available2019-04-02T14:48:07Z
dc.date.issued2005-08-12
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16038
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano , RS, 2005.por
dc.description.abstractThe verbal instructions and the demonstration are more frequently the means used in the transmission of information the about of the goal to be reached. In the present study it was looked for to verify the existence of the difference of the acting motor in I swim him crawl, through the use of the progressive partial method with two different feedback focuses, the verbal tracks and the demonstration. They were part of this study thirteen students apprentices of swimming of the School of Swimming of the Sport Association of Santa Maria's Federal University, with ages between nine and fourteen years and of both sexes. Two experimental groups were submitted to two different learning conditions. The first group received demonstrative feedback and the second group, verbal tracks. The results showed that there was learning in the two groups, but through the Teste T of Student to verify happened significant difference, it was observed that there was not superiority among the groups, that is to say, it didn't happen significant difference among them where t=0,627, with significância level p <0,05. So much the group that received the demonstrative feedback all that received the verbal tracks obtained learning of the I swim, improving its actings.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNado crawlpor
dc.subjectDemonstraçãopor
dc.subjectPistas verbaispor
dc.subjectI swim crawleng
dc.subjectDemonstrationeng
dc.subjectVerbal trackseng
dc.titleDesempenho motor no nado crawl através de retroalimentações verbais e demonstrativaspor
dc.title.alternativeActing motor in I swim him crawl through verbal and demonstrative feedbackseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoAs instruções verbais e a demonstração são os meios mais freqüentemente utilizados na transmissão de informação a cerca da meta a ser alcançada. No presente estudo buscou-se verificar a existência da diferença do desempenho motor no nado crawl, através da utilização do método parcial progressivo com dois diferentes enfoques de retroalimentação, as pistas verbais e a demonstração. Fizeram parte deste estudo treze alunos praticantes de natação da Escolinha de Natação da Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria, com idades entre nove e quatorze anos e de ambos os sexos. Dois grupos experimentais foram submetidos a duas diferentes condições de aprendizagem. O primeiro grupo recebeu retroalimentação demonstrativa e o segundo grupo, pistas verbais. Os resultados mostraram que houve aprendizagem nos dois grupos, mas através do Teste T de Student para verificar se ocorreu diferença significativa, observou-se que não houve superioridade entre os grupos, ou seja, não ocorreu diferença significativa entre eles onde t=0,627, com nível de significância p<0,05. Tanto o grupo que recebeu a retroalimentação demonstrativa quanto o que recebeu as pistas verbais obtiveram aprendizagem do nado, melhorando seus desempenhos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto