Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal-Forno, Josiane Pozzatti
dc.creatorFreitas, Neida Maria Camponogara de
dc.date.accessioned2019-04-03T12:18:27Z
dc.date.available2019-04-03T12:18:27Z
dc.date.issued2012-12-14
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16046
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThinking about public school quality in Brazil as the educational Institution responsible for basic education of most citizens, it is perceived as relevant to approach Educators of Patrimonial Education. Based on this assumption, the objective of this study was to investigate how managers of public schools that meet the modality of Education for Young and Adults (EJA) perceive the theme Patrimonial Education. In order to seek answers to the questions proposed in this research, we proceeded to the collection, description and careful analysis of the data, based on the literature research and field work, in a qualitative approach. Participants were managers of public schools that meet the modality of Education for Young and Adults (EJA) in elementary school in the town of Santa Maria, in the state of Rio Grande do Sul (RS). The survey results demonstrated that most managers realize the importance and the need of developing a teaching job involving the Patrimonial Education in schools as a way to know, appreciate and respect the different cultural manifestations of people. At the same time, they recognize the need to increase the theme for the Continuing Education of Teachers, with the objective of expanding knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectGestãopor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectPatrimonial educationeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.titleEducação patrimonial e educação de jovens e adultos: percepção dos gestores de escolas públicas de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativePatrimonial education and young and adults education: perception of managers of public schools in Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPensando a escola pública de qualidade no Brasil como a instituição educacional responsável pela formação básica da maioria dos cidadãos, percebe-se como é relevante aproximar os educadores da Educação Patrimonial. Partindo desse pressuposto, este trabalho teve como objetivo investigar como os gestores de escolas públicas, que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), percebem a temática Educação Patrimonial. No sentido de buscar respostas às indagações propostas nesta pesquisa, procedeu-se à coleta, à descrição e à análise cuidadosa dos dados. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e teve, como delineamento, a pesquisa bibliográfica e o levantamento através do trabalho de campo, numa abordagem qualitativa. Os participantes foram gestores de escolas públicas que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental, no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul (RS). Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos gestores percebe a importância e a necessidade de desenvolver um trabalho pedagógico de Educação Patrimonial envolvendo o Patrimônio Cultural nas escolas, como uma forma de conhecer, valorizar e respeitar as diferentes manifestações culturais dos povos. Ao mesmo tempo, eles reconhecem a necessidade de ampliar a temática para a Formação Continuada de Professores, visando a expandir os conhecimentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto