Educação patrimonial e educação de jovens e adultos: percepção dos gestores de escolas públicas de Santa Maria - RS
Fecha
2012-12-14Autor
Freitas, Neida Maria Camponogara de
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Pensando a escola pública de qualidade no Brasil como a instituição educacional
responsável pela formação básica da maioria dos cidadãos, percebe-se como é
relevante aproximar os educadores da Educação Patrimonial. Partindo desse
pressuposto, este trabalho teve como objetivo investigar como os gestores de
escolas públicas, que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos
(EJA), percebem a temática Educação Patrimonial. No sentido de buscar respostas
às indagações propostas nesta pesquisa, procedeu-se à coleta, à descrição e à
análise cuidadosa dos dados. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e teve,
como delineamento, a pesquisa bibliográfica e o levantamento através do trabalho
de campo, numa abordagem qualitativa. Os participantes foram gestores de escolas
públicas que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no
ensino fundamental, no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul
(RS). Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos gestores percebe a
importância e a necessidade de desenvolver um trabalho pedagógico de Educação
Patrimonial envolvendo o Patrimônio Cultural nas escolas, como uma forma de
conhecer, valorizar e respeitar as diferentes manifestações culturais dos povos. Ao
mesmo tempo, eles reconhecem a necessidade de ampliar a temática para a
Formação Continuada de Professores, visando a expandir os conhecimentos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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