Conselhos escolares: uma perspectiva de gestão democrática
Abstract
Esta pesquisa busca analisar a importância dos Conselhos Escolares (CEs) na articulação da gestão democrática, visando à qualidade educacional por meio da participação e representatividade de todos os segmentos da comunidade. O trabalho se constitui de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso que segue os pressupostos da pesquisa bibliográfica. O objetivo do estudo consiste na análise da implantação e do funcionamento do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José de Mata-RS. A intenção é destacar o CE como um órgão colegiado de fundamental importância para a melhoria da qualidade da educação, tornando a escola um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa, a fim de promover uma cidadania consciente e comprometida com os interesses da comunidade local. Como resultado, destaca-se a possibilidade de criar mecanismos para a mobilização da comunidade escolar através de seus vários segmentos, ampliando as possibilidades de melhorar a qualidade da educação, numa ação de responsabilidade conjunta entre a escola e a sociedade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]
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