O uso de fósseis como temática para a abordagem da paleontologia no ensino de ciências
Abstract
A região central do estado do Rio Grande do Sul é composta por diversas cidades, de variada riqueza, tanto cultural, turística, como fossilífera. Nelas são constantemente encontrados muitos tipos de fósseis, sejam estes de animais ou vegetais. Neste sentido, o ensino de paleontologia mostra-se fundamental para auxiliar na compreensão dessas comunidades sobre os eventos evolutivos que ali ocorreram, além da importância da preservação e divulgação da riqueza fossilífera como forma de preservação. Logo, esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre o ensino de paleontologia nas escolas no município de Mata/RS, tendo como público-alvo professores e estudantes do ensino fundamental e médio. Esta proposta caracteriza-se como um estudo de caso. Os dados descritos foram ponderados a partir da análise quantitativa e qualitativa. Seu desenvolvimento ocorreu em três momentos distintos, sendo o primeiro um levantamento sobre a produção acadêmica nacional referente ao ensino de Paleontologia, encontrada a partir de bases de dados online. No segundo momento, ocorreu uma intervenção junto às escolas do município de Mata, bem como a aplicação de questionários aos professores de Ciências/Biologia do município. Após, ocorreu uma intervenção pedagógica baseada no Arco de Maguerez, com os educandos do 6° ao 3° ano/EM, sobre a paleontologia no município, suas particularidades, localização na escala do tempo geológico e visita as praças e ao museu municipal. A partir dos dados encontrados no primeiro estudo, pode-se afirmar que existe pouca produção referente ao ensino de paleontologia, além de estar dispostas em revistas de áreas afins, já que não foi encontrado um espaço específico para publicação e discussão do tema. Já no segundo texto, constatou-se que os educandos têm um entendimento superficial sobre a Paleontologia, demonstrando conhecimento insuficiente sobre a realidade em que estão inseridos. Porém, após a intervenção pedagógica foi possível perceber a melhora de suas concepções. Quanto à terceira parte do estudo, verificou-se que os professores abordam a paleontologia em sala de aula, porém de maneira pouco contextualizada com a realidade local, visto que os mesmos ressaltam a importância da preservação dos fósseis, porém não mencionam sua utilização no ensino da paleontologia. Portanto, espera-se que os resultados obtidos possam estimular um outro olhar sobre o ensino de paleontologia, aliado ao desenvolvimento de processos de formação continuada de professores, para que além de aprofundar os conceitos, sejam provocados fazer parte do processo de divulgação científica, tornando-se pesquisadores de sua própria prática.
The following license files are associated with this item: