As TICs e a educação profissional dos operadores de segurança pública
Resumo
O presente artigo visa apontar as contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação profissional dos operadores de segurança pública, por meio de revisão teórica. Em particular, no sistema de ensino da polícia militar. Realizou-se uma breve busca histórica do ensino e do preparo técnico-profissional dos militares estaduais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A demonstração do modelo atual do sistema de ensino da polícia militar de São Paulo e o relato de alguns pontos pertinentes da Matriz Curricular Nacional de 2008, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, destinada as ações formativas dos profissionais da área da segurança pública. A metodologia foi através de abordagem qualitativa, com a técnica e procedimento de pesquisa bibliográfica. Quanto as contribuições foi identificado a necessidade da organização policial militar inserir e utilizar-se efetivamente das Tecnologias da Informação e da Comunicação no sistema de ensino policial militar, tanto na qualificação e aperfeiçoamento dos policiais quanto na formação continuada de seus docentes.