O uso do software GeoGebra no estudo das funções polinomiais
Abstract
O presente trabalho que tem por tema o uso do software GeoGebra no estudo das funções polinomiais, constituiu-se inicialmente de um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia na educação, o software GeoGebra e o uso do referido software no estudo das funções. Após apresentamos duas propostas de sequências didáticas, uma para a função afim e outra para a função quadrática, envolvendo a interpretação dos coeficientes no software GeoGebra. O objetivo consiste em utilizar um recurso tecnológico, o software GeoGebra, no estudo dos coeficientes das funções afim e quadrática, proporcionando uma melhor análise da relação existente entre os coeficientes e o gráfico, para posteriormente o aluno aplicar estes conhecimentos na construção dos gráficos. As referidas sequências didáticas foram aplicadas no 2° semestre de 2018 em uma turma do 1° ano do Ensino Médio noturno de uma escola localizada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. No software GeoGebra, os alunos desenvolveram uma lista de atividades e realizaram as interpretações nos gráficos construídos e posteriormente anotaram suas percepções. Para análise dos dados foram utilizadas as respostas dos alunos às atividades, bem como suas opiniões sobre o uso do software. Com isso concluímos que num primeiro momento os resultados alcançados não são tão significativos, porém em um prazo mais longo, melhores resultados poderão ser obtidos, tendo em vista que existe uma memorização mais consistente dos conceitos trabalhados, o interesse dos alunos se eleva com o uso da tecnologia, resultando numa maior participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula.
Collections
The following license files are associated with this item: