Sala de aula invertida: uma abordagem no ensino de estatística
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-01Autor
Silva, Geferson Gustavo Wagner Mota da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta uma análise didática e metodológica das potencialidades e fragilidades da metodologia ativa da sala de aula invertida aplicada no ensino de conceitos do campo da Estatística, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Erci Campos Vargas, no município de Palmeira das Missões. Desta forma, foi planejado e executado um conjunto de sete aulas com base no contexto das eleições presidências de 2018, as quais foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa em relação a compreensão das informações abordadas, a capacidade de posicionamento, debate, resolução dos problemas e participação em atividades virtuais. Desta maneira pode-se perceber que as metodologias ativas foram potencialmente ricas, uma vez que possibilitaram aos alunos uma maior compreensão dos conceitos abordados, mudança em relação a forma com estes se percebem em sala de aula, e ao professor, uma nova possibilidade de fazer pedagógico, pautado na interação com o aluno, tornando-o o foco principal das atividades docentes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: