Gestão escolar e os avanços tecnológicos: a utilização pedagógica do computador e da internet no ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-11Autor
Dias, Erineide Araújo Brito
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa analisa a atuação da gestão escolar mediante aos avanços tecnológicos e
a forma como acontece o uso pedagógico do computador e da internet no ensino
médio, considerando que a chegada das tecnologias na escola exige dos educadores
a busca por novos conhecimentos. A metodologia empregada foi a do estudo de caso.
Foram aplicados questionários à equipe gestora, professores e a alunos do Centro de
Ensino Médio Tiradentes, em Palmas TO.
A análise dos dados favoreceu uma maior
compreensão quanto à utilização dos recursos tecnológicos na escola e evidenciou
que a escola apresentase
como um espaço onde imperam interesses diversificados,
e que o uso sistematizado das tecnologias na escola depende do compromisso, do
reconhecimento e investimento da gestão escolar, para que professores alunos e
equipe diretiva possam aliar interesses e buscarem juntos, a promoção no uso efetivo
das tecnologias. Nesta perspectiva, constatouse
que o fator que dificulta a utilização
pedagógica do computador e da internet na escola é a ausência da conscientização
quanto à relevância do uso destes meios na prática escolar por parte dos educadores,
para que estes possam ser utilizados como recursos pedagógicos. Portanto, a análise
dos resultados evidenciou que a mudança na maneira como o aluno percebe o uso da
internet e a utilização desta como ferramenta pedagógica depende do posicionamento
da equipe gestora, dos professores e ainda, o redimensionamento na forma como a
gestão escolar atua frente ao uso das tecnologias na escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]