Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
Resumo
O presente trabalho propõe explicitar através de uma pesquisa de natureza qualitativa, quais os caminhos a percorrer na busca de uma gestão democrática participativa para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes. O espaço escolhido para investigação foi uma escola municipal localizada no município de Fortaleza/CE. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica para definir alguns conceitos acerca de temas considerados fundamentais para efetivação de uma gestão democrática e, nesse percurso, procurou-se conhecer os mecanismos legais que servem de base para democratização dos sistemas de ensino, dentre eles a Constituição Federal/1988 quando se refere à gestão democrática da educação e a LDB nº9.394/1996, especialmente os artigos que se referem à autonomia da escola e o envolvimento da comunidade escolar e local nas decisões que envolvem as ações desenvolvidas na escola. A busca da definição de uma gestão democrática nos levou a conhecer os conceitos de gestão democrática e quais mecanismos são referências para efetivação dessa democracia, qual o papel da gestão escolar que pretende ser democrática, quais instrumentais pode garantir essa consolidação e quem serão os responsáveis. Quem e como envolver todos os integrantes da instituição transformando-o em um espaço participativo? Esta reflexão nos levou a conhecer o papel dos órgãos colegiados, em especial o Conselho Escolar, que tem a função juntamente com toda comunidade escolar e local, de elaborar o Projeto Político-Pedagógico, instrumento norteador da gestão democrática. Com base nessas informações iniciou-se a coleta de dados sobre o trabalho realizado na escola voltado à participação da comunidade nas decisões que envolvem a aprendizagem dos estudantes. Para tanto foram utilizados dois instrumentais: a entrevista e o questionário - aplicados com os membros do Conselho Escolar e representantes da comunidade escolar - bem como a análise de documentos balizadores da organização administrativa, construídos pela escola. A investigação despertou algumas reflexões acerca da necessidade do envolvimento da comunidade local nas decisões da escola e também a dificuldade em promover a participação e a divisão de responsabilidades, tanto por parte da gestão quanto da comunidade escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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