A gestão democrática na escola municipal: o conselho escolar em questão
Abstract
O tema da presente dissertação destacou-se como “Os espaços de democracia no
Sistema Municipal de Educação”, tendo como campo de pesquisa o Conselho
Escolar das escolas públicas municipais no Município de Alegrete, com base no
problema: quais os limites e possibilidades de concretização de uma democracia
participativa nos Conselhos Escolares como espaços públicos de representatividade
social na gestão escolar? Nesta perspectiva, o objetivo geral foi analisar os
Conselhos Escolares em escolas municipais de Alegrete como espaços de
democracia e participação no Sistema Municipal de Educação, a partir de suas
concepções e ações. Os objetivos específicos foram: Investigar os espaços de
exercício da democracia existentes na realidade político-social e econômica;
Investigar concepções e formas de atuação do Sistema Municipal de Educação na
perspectiva da democratização dos órgãos colegiados; Identificar funções e
atribuições dos Conselhos Escolares como espaços de exercício da democracia na
realidade escolar; Investigar em que medida acontece a participação da comunidade
escolar no processo de tomada de decisão no Conselho Escolar de quatro escolas
da Educação Básica da rede municipal; Aplicar na escola municipal, aqui
denominada Escola A, o projeto de intervenção, tomando o Conselho Escolar como
objeto da pesquisa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizado o Estudo
de Caso, como um método de pesquisa qualitativa, começando com uma revisão de
literatura pertinente ao assunto. Para a coleta de dados foram utilizadas a Pesquisa
Documental e Questionários e para o projeto de intervenção, o debate se deu por
meio de Grupo Focal. Os sujeitos da pesquisa foram os integrantes do Conselho
Escolar de 4 escolas da Rede Municipal,que responderam ao questionário. Na
escola “A” foi realizado o Grupo Focal e desenvolvido um curso de formação para a
comunidade escolar, o qual foi o produto deste Mestrado Profissional. Os resultados
destas atividades evidenciaram que o grande desafio é conquistar maior efetividade
na participação e co-responsabilização dos participantes dos Conselhos Escolares
em uma perspectiva democrática, o que implica na busca dos interesses dos
diversos segmentos envolvidos e maior transparência e legitimidade nas decisões
tomadas, contribuindo para a formação de todos numa perspectiva cidadã, em
espaços de democracia na comunidade escolar.
Collections
The following license files are associated with this item: