Gestão escolar democrática e processos de construção da identidade docente
Resumo
Esta monografia é resultado de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi
refletir sobre as relações e influências da gestão escolar democrática nos processos
de construção da identidade coletiva de professores. A abordagem metodológica
contribuiu para o entendimento das principais temáticas da pesquisa: gestão escolar
democrática e identidade coletiva. De acordo com as análises, observou-se que a
escola precisa transformar a sua concepção de gestão centralizadora para uma
gestão mais democrático-participativa. São imprescindíveis para garantir o
desenvolvimento profissional de todos e a construção da identidade coletiva, a
reflexão, criação de espaços formativos, parcerias de trabalho e compartilhamento
de decisões. O professor-gestor é apresentado como principal mediador destas
ações. Tais considerações confirmam que a conquista de metas e objetivos, o
desenvolvimento da autonomia e da solução de problemas são atributos dos
profissionais comprometidos e responsáveis, valorizando uma escola na qual todos
são gestores, com a horizontalização do poder. A gestão participativa é uma
alternativa significativa para a mudança de concepções, incentivando que todos os
profissionais assumam-se como responsáveis pelas ações desenvolvidas na escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: