Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em educação do campo, nas ciências da natureza, no Rio Grande do Sul
Resumo
A presente pesquisa tem como foco um olhar sobre uma das especificidades da
Educação do Campo, que é a interdisciplinaridade, nas Licenciaturas em Educação
do Campo, nas Ciências da Natureza, no estado do Rio Grande do Sul. Em um
primeiro momento, com o objetivo de justificar a pesquisa, percebeu-se necessária a
procura pelas produções acadêmicas existentes sobre o assunto, com intuito de
buscar as articulações entre a Educação do Campo e o Ensino de Ciências, a partir
do Portal de Periódicos CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD) e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação
em Ciências (ENPEC). Formaram o corpus de análise de produções acadêmicas: 3
artigos e 1 dissertação. Com isso, foi possível perceber que o tema
interdisciplinaridade é pouco discutido nas produções acadêmicas da área das
Ciências da Natureza. Assim, emerge o problema de pesquisa: De que forma a
interdisciplinaridade é apresentada e trabalhada nas Licenciaturas em Educação do
Campo, na Área de Ciências da Natureza, no RS? Para responder a este problema,
o objetivo geral da pesquisa foi analisar como vem sendo apresentada e trabalhada
a Interdisciplinaridade. Os objetivos específicos foram mapear os cursos, analisar de
que forma a interdisciplinaridade está presente nos Projetos Pedagógicos e entender
como as coordenações dos Cursos compreendem a Interdisciplinaridade e seus
desafios. Após o mapeamento dos cursos referidos e da análise dos Projetos
Pedagógicos, agendaram-se as entrevistas com os coordenadores. A análise
ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva e foi possível identificar três
categorias finais emergentes: 1. Especificidades das LEDOC‗s (Formação por área
do conhecimento das LEDOC‗s; A Pedagogia da Alternância (PA) como articuladora
da Interdisciplinaridade nas Ledoc‗s; Agroecologia, Sustentabilidade e Território) 2.
Possibilidades de interdisciplinaridade nas Ledoc‗s (Eixos, temas e Complexos de
estudo; Tema Gerador (TG); Disciplinas mediadoras da interdisciplinaridade nas
LEDOC‗s) e 3. Desafios para a prática da interdisciplinaridade nas Ledoc‗s. As
análises permitiram identificar que existem especificidades para as Licenciaturas em
Educação do Campo presentes nos documentos e que vem sendo seguidas pelos
cursos, as quais colaboram para que a interdisciplinaridade aconteça. Permitem
também ver que os cursos construíram estratégias/possibilidades, como a
formatação dos semestres, das disciplinas e o trabalho a partir de temas. E, ainda,
sinalizaram-se alguns desafios como a importância de uma formação permanente e
de espaços para discussões e planejamentos coletivos.
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