O papel dos tutores na formação dos residentes multiprofissionais em saúde
Resumen
Introdução: A Residência multiprofissional em Saúde vem para contribuir na formação e qualificação dos profissionais da saúde, diretamente atuantes no sistema público, como objetivo de fortalecer a atuação/formação multiprofissional, principalmente, proporcionando mudanças necessárias no processo de trabalho. Objetivo: Este estudo descreve, a percepção do papel pedagógico de tutores, de campo e núcleo, na formação dos profissionais residentes no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde. Metodologia: Participaram desta pesquisa cinco tutores, dois de campo e três de núcleo, que responderam a um questionário semiestruturado, composto por 10 pergunta. Resultado/ discussão: Através da análise das perguntas aplicadas foi possível inferir a origem das dificuldades pontuadas pelos tutores de campo e núcleo. Considerações Finais: Observou-se que a fragilidade no papel do tutor não está diretamente ligada a esses atores, mas na consequência da falta de formação específica para assumir o cargo e a falta de valorização do cargo.
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: