Unidocência e ducação musical: crenças de autoeficácia do professor de referência
Resumo
O professor de referência atuante nos anos iniciais do ensino fundamental possui algumas especificidades na profissão, dentre as quais destacamos a unidocência, o ensino de crianças e o trabalho com diversas áreas do conhecimento. Dentre estas áreas, o foco da investigação esteve na Educação Musical. Pesquisadores da área, tanto nacionais quanto internacionais, demonstram que este professor, em muitos casos, não sente confiança para o trabalho docente com a música, o que sugere baixas crenças de autoeficácia com relação à área. Percebendo que as crenças de autoeficácia se tornam fatores essenciais para a prática docente buscou-se, como objetivo geral, compreender as crenças de autoeficácia de professores de referência e aspectos que influenciam a docência relacionada à Educação Musical no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, buscou-se refletir sobre as relações entre o professor de referência e a educação musical presentes na literatura acadêmica; investigar as crenças de autoeficácia de professores de referência; identificar as fontes das crenças de autoeficácia docente; investigar as concepções de professores de referência a respeito da Educação Musical; e compreender aspectos que influenciam as crenças de autoeficácia de professores de referência em relação à Educação Musical. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada por meio de revisão da literatura da área e de entrevistas semiestruturadas com oito professoras de referência, atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Santa Maria. Por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), foram produzidas categorias de análise dos dados, os quais foram interpretados com base no referencial teórico adotado, ou seja, a Teoria Social Cognitiva, de Albert Bandura. Após a análise da revisão de literatura e das entrevistas realizadas, defendemos a tese de que ainda que o professor de referência tenha contato com conhecimentos musicais e pedagógico-musicais em sua formação inicial, se não tiver crenças de autoeficácia elevadas para promover processos de ensino e aprendizagem relacionados aos conhecimentos específicos, suas práticas na escola não envolverão a música como área de conhecimento. Além da formação, estas crenças de autoeficácia com relação à Educação Musical estão relacionadas ao contexto de trabalho e à concepção que este professor tem sobre o que representa a educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental. Acredita-se que a tese ora apresentada amplia e aprofunda os conhecimentos produzidos em âmbito acadêmico a respeito das crenças de autoeficácia docente. Além disso, ao ter como referência para a investigação o constructo das crenças de autoeficácia, contribui com as reflexões a respeito da relação entre professor de referência e Educação Musical, possibilitando a análise desta temática sob uma perspectiva teórica ainda não explorada no contexto brasileiro.
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