Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorFloriano, Patrícia de Almeida Cunha
dc.date.accessioned2019-04-18T12:33:46Z
dc.date.available2019-04-18T12:33:46Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16255
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze how the process of school community participation is occurring in a school of the central region of Rio Grande do Sul about the bias of the principles of a democratic management. The research was characterized as a field survey of qualitative type, which analyzed the school's Political-Pedagogical Project and took in account aspects of whether there is or not a really democratic administration where there should be participation by all individuals involved in school. Observations and semi-structured interviews with the leadership team, teachers, parents, students and employees were also used taking in consideration the objective of this research. The interviews were taped, transcribed and analyzed according to content analysis. I found that the participation of school community is not yet absolute, due to lack of real parental participation and lack of interest and motivation from the school individuals, as well as the non-consolidation of the relationship between parents, students and teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectSchool communityeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleUm estudo de caso sobre a participação da comunidade escolar em uma escola da região central do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeA case study on the participation of the community school in a school of the central region of Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar como está ocorrendo o processo de participação da comunidade escolar em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da região central do Rio Grande do Sul sobre o viés dos princípios de uma gestão democrática. A mesma caracterizou-se como uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, em que foi analisado o Projeto Político-Pedagógico da Escola e foram levados em conta aspectos existentes de uma gestão democrática, como a participação de todos os sujeitos envolvidos pela Escola. Foram utilizados também observações e entrevista semi-estruturada com a equipe diretiva, professores, pais, alunos e funcionários. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com análise de conteúdo. Constatou-se que a participação da comunidade escolar ainda não é total devido a implicações como a falta de uma real participação dos pais e pela falta de interesse e motivação por parte dos mesmos na Escola, assim como a não consolidação da articulação entre pais, alunos e professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto