Um estudo de caso sobre a participação da comunidade escolar em uma escola da região central do Rio Grande do Sul
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Data
2010-09-18Autor
Floriano, Patrícia de Almeida Cunha
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Esta pesquisa objetivou analisar como está ocorrendo o processo de participação da
comunidade escolar em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da região
central do Rio Grande do Sul sobre o viés dos princípios de uma gestão
democrática. A mesma caracterizou-se como uma pesquisa de campo do tipo
qualitativa, em que foi analisado o Projeto Político-Pedagógico da Escola e foram
levados em conta aspectos existentes de uma gestão democrática, como a
participação de todos os sujeitos envolvidos pela Escola. Foram utilizados também
observações e entrevista semi-estruturada com a equipe diretiva, professores, pais,
alunos e funcionários. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de
acordo com análise de conteúdo. Constatou-se que a participação da comunidade
escolar ainda não é total devido a implicações como a falta de uma real participação
dos pais e pela falta de interesse e motivação por parte dos mesmos na Escola,
assim como a não consolidação da articulação entre pais, alunos e professores.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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