A iniciação científica no ensino médio: contexto atual, desafios e perspectivas na área de ciências da natureza
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2018-08-03Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Na atualidade, muitas indagações emergem na sociedade envolvendo a ciência, pois as problemáticas globais, cada
vez mais complexas, acabam encontrando dificuldades de discussão e compreensão pela maioria dos indivíduos,
visto que ainda prevalecem visões simplistas e ingênuas no que tange o desenvolvimento científico. Isto posto,
cabe ressaltar que tal situação encontra-se relacionada à crise enfrentada na área da educação em ciências, tendo
em vista que maioria dos alunos terminam a educação básica sem adquirir os conhecimentos necessários para um
pleno entendimento das questões sociocientíficas presentes na sociedade atual. A preocupante conjuntura
educacional e social coloca em evidência a necessidade de reformulações nos diferentes aspectos que abrangem o
campo da educação, para a efetivação de uma prática pedagógica que possibilite a formação de um sujeito crítico
e reflexivo acerca dos problemas que circundam a sociedade e a produção da ciência. Nesse cenário muitas
possibilidades podem ser destacadas, com o intuito de propiciar aos indivíduos essa capacidade de leitura do
mundo científico e social, uma delas vem a ser a educação pela pesquisa, com a prática da iniciação científica
desde os anos iniciais. Dentro dessa abordagem da pesquisa como fio condutor do protagonismo estudantil,
emergiu a relevância da presente proposta de investigação, uma vez que a mesma possui como problemática
central: “Como a Iniciação Científica está sendo desenvolvida no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza?
”. Desse modo, o trabalho buscou analisar o desenvolvimento da Iniciação Científica, na área de Ciências da
Natureza, no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da cidade de Alegrete. Para tanto, fez-se necessário um
estudo aprofundado da realidade vivenciada na cidade de Alegrete, através de uma abordagem qualitativaexploratória,
utilizando-se de análise documental dos projetos políticos pedagógicos das escolas, aplicação de
entrevistas com os professores da área de ciências da natureza que atuam no ensino médio, e análise de uma
proposta de Iniciação Científica no Ensino Médio de uma escola da rede privada. A partir da coleta de dados, os
mesmos foram analisados com base na análise textual discursiva. Os achados da pesquisa evidenciaram que os
educadores da rede estadual desenvolvem práticas voltadas a Iniciação Científica dentro de suas disciplinas, de
acordo com os documentos norteadores das ações pedagógicas (PPPs), contudo enfrentam dificuldades na
estruturação de uma visão mais aprofundada da investigação científica no espaço escolar. A partir da análise da
proposta pedagógica foi possível apontar que a instituição pesquisada apresenta a Iniciação Científica como eixo
estruturante das suas concepções pedagógicas, trazendo para o cotidiano de maneira estruturada o ensino pela
pesquisa, através de um projeto institucional, com a denominação de Mostra de Iniciação Científica. A experiência
pedagógica analisada nesse caminho investigativo serve como referencial para as necessidades apontadas na rede
pública de ensino, visto que os educadores expressaram o anseio do desenvolvimento da Iniciação Científica,
todavia carecem de apoio e formação adequada no sistema de ensino. É um grande desafio deslocar a pesquisa
para o centro do processo de ensino- aprendizagem, mas é pertinente a busca de ações iniciais nesse sentido.
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