A evolução do comércio Brasil – União Europeia: uma análise das vantagens comparativas no período de 2007 a 2017
Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar a estrutura e a importância do comércio entre Brasil e União Europeia, investigar as vantagens comparativas no comércio e as oportunidades que o comércio oferece para o Brasil. Para isso foram utilizados indicadores de competitividade, que mostraram quais os produtos que possuem maior potencial exportador e se mostraram estratégicos para a expansão dessa relação. Esses produtos são em grande parte primários, que possuem baixo valor agregado, como por exemplo, os grupos de produtos Alimentos, fumos e bebidas, Minerais e Minerais não-metálicos, produtos esses que já constituem a base das exportações brasileiras. Uma alternativa frente ao potencial mercado Europeu se concentra na expansão de produtos manufaturados, justamente buscando diversificar a pauta de exportação da região, que ainda se encontra bastante concentrada. Porém, para isso, é preciso que haja investimentos públicos e privados nos setores produtivos, justamente buscando uma maior capacidade inovadora.
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- TCC Ciências Econômicas [120]
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