dc.contributor.advisor | Lavarda, Eliane Sperandei | |
dc.creator | Silva, Silvana Lopes Dias | |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T12:00:40Z | |
dc.date.available | 2019-04-25T12:00:40Z | |
dc.date.issued | 2010-11-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16307 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | In this research work that resulted in the scientific article sought to understand the teacher training in inclusive
education so that the inclusion of people with special educational needs is not another form of segregation or
exclusion. We tried to see how the training courses for teachers have adapted to take in its curriculum
components that treats the issue as to inclusion, the methodological changes in practices and are (or not) in
training in service or Continuing these professionals. To do so is made necessary studies to raise the theoretical
know what they say the laws regarding teacher training, were also used questionnaires to teachers (pedagogy,
literature, mathematics), a school on the outskirts of Palmas which serves students from the 1st the 9th grade of
elementary school. This article is structured as follows presentation in which are placed on the rationale and
objectives of the work. Paths of research that presents the methodology and the subjects of research, theoretical
referential which presents the results and compares what say the authors studied the practice and noticed that
some adjustments are still needed in many training courses for teachers on how training continued. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | Formação de professores e educação especial: o possível e o real | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho de pesquisa que resultou no artigo cientifica buscou-se compreender a formação do professor na educação inclusiva de forma que a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais não seja mais uma forma de segregação ou de exclusão. Tentou-se verificar como os cursos de formação de professores tem se adaptado de forma a ter no seu currículo componentes curriculares que trate a temática inclusão o como fazer, as mudanças nas praticas metodológicas, bem como estão (ou não) as formações em serviço ou continuada destes profissionais. Para tanto se fizeram necessários estudos para levantar o referencial teórico conhecer o que dizem
as leis a respeito da formação de professores, também foram aplicados questionários a professores (pedagogia,
letras, matemática), de uma escola da periferia de Palmas que atende alunos do 1º ao 9º ano do ensino
fundamental. O artigo foi estruturado da seguinte forma apresentação na qual são colocados a justificativa e objetivos do trabalho. Caminhos da investigação que apresenta a metodologia, e os sujeitos da pesquisa, referencial teórico que apresenta os resultados e compara o que diz os autores estudados com a prática e percebeu-se que ainda são necessários alguns ajustes tantos nos cursos de formação de professores como nas formações continuadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |