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dc.contributor.advisorLavarda, Eliane Sperandei
dc.creatorSilva, Silvana Lopes Dias
dc.date.accessioned2019-04-25T12:00:40Z
dc.date.available2019-04-25T12:00:40Z
dc.date.issued2010-11-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16307
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractIn this research work that resulted in the scientific article sought to understand the teacher training in inclusive education so that the inclusion of people with special educational needs is not another form of segregation or exclusion. We tried to see how the training courses for teachers have adapted to take in its curriculum components that treats the issue as to inclusion, the methodological changes in practices and are (or not) in training in service or Continuing these professionals. To do so is made necessary studies to raise the theoretical know what they say the laws regarding teacher training, were also used questionnaires to teachers (pedagogy, literature, mathematics), a school on the outskirts of Palmas which serves students from the 1st the 9th grade of elementary school. This article is structured as follows presentation in which are placed on the rationale and objectives of the work. Paths of research that presents the methodology and the subjects of research, theoretical referential which presents the results and compares what say the authors studied the practice and noticed that some adjustments are still needed in many training courses for teachers on how training continued.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleFormação de professores e educação especial: o possível e o realpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoNeste trabalho de pesquisa que resultou no artigo cientifica buscou-se compreender a formação do professor na educação inclusiva de forma que a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais não seja mais uma forma de segregação ou de exclusão. Tentou-se verificar como os cursos de formação de professores tem se adaptado de forma a ter no seu currículo componentes curriculares que trate a temática inclusão o como fazer, as mudanças nas praticas metodológicas, bem como estão (ou não) as formações em serviço ou continuada destes profissionais. Para tanto se fizeram necessários estudos para levantar o referencial teórico conhecer o que dizem as leis a respeito da formação de professores, também foram aplicados questionários a professores (pedagogia, letras, matemática), de uma escola da periferia de Palmas que atende alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O artigo foi estruturado da seguinte forma apresentação na qual são colocados a justificativa e objetivos do trabalho. Caminhos da investigação que apresenta a metodologia, e os sujeitos da pesquisa, referencial teórico que apresenta os resultados e compara o que diz os autores estudados com a prática e percebeu-se que ainda são necessários alguns ajustes tantos nos cursos de formação de professores como nas formações continuadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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