Atuação docente de professores de educação física de escolas públicas de ensino médio de Santa Maria/RS
Abstract
A pesquisa relatada neste texto foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções
“Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores”, sediado no Núcleo de Estudos em
Educação, Ciência e Cultura do Centro de Educação da UFSM, e teve como objetivo o estabelecimento de
uma caracterização da atuação docente de professores de Educação Física de Escolas Públicas de Ensino
Médio. Para o desenvolvimento, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Que aspectos principais
caracterizam as práticas docentes de Educação Física escolar desenvolvidas em Escolas Públicas de Ensino
Médio sediadas em Santa Maria/RS? Para tentar responder o problema de pesquisa elaborado e,
consequentemente, alcançar o objetivo proposto, elaboramos cinco questões de pesquisa, a saber: (1) Que
pressupostos costumam embasar as práticas docentes de professores de Educação Física desenvolvidas
em Escolas Públicas de Ensino Médio? (2) Como os professores de Educação Física costumam selecionar
conteúdos e organizar programações curriculares para Educação Física escolar em Escolas Públicas de
Ensino Médio? (3) Como costumam ser organizadas e desenvolvidas as atividades didáticas no âmbito da
Educação Física escolar em Escolas Públicas de Ensino Médio? (4) Como costumam ser realizadas as
avaliações nas aulas de Educação Física em Escolas Públicas de Ensino Médio? e (5) Que ações costumam
ser desenvolvidas em Escolas Públicas de Ensino Médio, no âmbito do trabalho docente de professores de
Educação Física? Esta pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que o tratamento das informações
coletadas foi feito com base nos pressupostos e nas orientações presentes na Teoria Fundamentada. Para
o processo de coleta/construção de informações utilizamos como fontes: (1) na modalidade sujeito,
professores de Educação Física; e (2) na modalidade espaço, aulas ministradas por esses professores de
Educação Física. Os instrumentos utilizados para coleta/construção de informações foram: entrevista, para
os professores, e observação para as aulas por eles ministradas. Para o desenvolvimento da parte empírica
desta pesquisa, escolhemos o contexto das Escolas Públicas de Ensino Médio sediadas na cidade de Santa
Maria, pertencentes a Rede Escolar Pública Estadual do Rio Grande do Sul. No total, conseguimos realizar
06 entrevistas com tais professores e também observar um conjunto de 30 aulas ministradas por 04 desses
professores entrevistados. Do tratamento das informações coletadas/construídas chegamos à constatação
de que os professores: (1) buscam atender às suas necessidades formativas para superar lacunas deixadas
pelos seus Cursos de Licenciatura; (2) costumam incorporar elementos do Projeto Político Pedagógico (PPP)
da escola para o ensino da disciplina; (3) costumam utilizar alguns elementos das abordagens didáticas
apresentadas na literatura especializada para o ensino da Educação Física escolar; (4) costumam tomar o
Referencial Curricular do Rio Grande do Sul como o principal documento norteador para a seleção de
conteúdos e organização de programações curriculares, seguido de indicações oriundas das suas próprias
experiências, bem como dos resultados de diálogos com os colegas de profissão; (5) costumam considerar
a carga horária semanal usualmente destinada à Educação Física escolar como adequada e suficiente para
desenvolver os conteúdos programados; (6) consideram a desvalorização do profissional de educação como
um complicador para a qualidade do desenvolvimento da disciplina; (7) consideram o trabalho conjunto entre
os professores como praticamente inexistente nas escolas em que atuam; (8) costumam programar, para o
desenvolvimento da Educação física escolar, conteúdos que giram em torno dos esportes coletivos
tradicionais (futebol, vôlei, basquete e handebol) e que tratam de temas transversais sugeridos pelo PPP de
suas escolas e/ou pelo Referencial Curricular do RS; (9) costumam utilizar formas de avaliação que
contemplam três tipos de conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal); (10) conseguem verbalizar
indicadores de aprendizagens esperados para avaliar seus alunos, mesmo que de forma sucinta; (11)
costumam participar de reuniões pedagógicas oferecidas pelas escolas; e (12) costumam elaborar e
desenvolver atividades extracurriculares nas escolas em que atuam. Ao final, é possível afirmar que os
professores de Educação Física mobilizam variados saberes docentes durante sua atuação docente, bem
como os resultados desta pesquisa podem contribuir para a profissionalização do ensino da Educação Física.
Collections
The following license files are associated with this item: