Fatores determinantes na escolha de supermercados em Santa Maria (RS)
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Data
2008-07-16Autor
Santa Catarina, Graciele Maria Frois
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O ambiente empresarial de hoje está inserido num contexto instável e de forte
concorrência dos mercados, exigindo das empresas o pleno conhecimento de seus
clientes para que possam criar diferenciais competitivos que as tornem mais
capacitadas para o enfrentamento de seus desafios. Este estudo aborda o tema do
comportamento do consumidor, a partir da percepção dos consumidores a respeito
dos fatores determinantes na escolha de supermercados, contribuindo para que
empresários do setor supermercadista adotem práticas de gestão em sintonia com o
que é valorizado pelos clientes. A pesquisa é de natureza quantitativa, baseada em
questionários fechados, preenchidos no mês de novembro de 2007 por duzentos e
quatro freqüentadores de cinco diferentes supermercados da cidade de Santa Maria
(RS). A elaboração dos questionários para coleta de dados esteve amparada numa
revisão bibliográfica para fins de sustentação da pesquisa. As técnicas multivariadas
utilizadas para a análise dos dados foram: análise de conglomerados e análise
fatorial. A primeira é uma técnica multivariada que pode ser utilizada em marketing
para agrupar variáveis semelhantes entre si. Já a análise fatorial permite verificar as
dimensões relacionadas a um determinado construto, identificando a existência de
diferentes dimensões de fatores. Os resultados demonstram que cinco
agrupamentos refletem o comportamento de similaridade das variáveis originais,
quais sejam: espaço, beleza, custo-benefício, comodidade e arranjo-físico. Na
análise fatorial, seis fatores foram extraídos e nomeados, representando 57,01% da
variabilidade total dos dados, são eles: organização interna, comodidade, economia,
arranjo-físico, beleza e espaço. Logo, percebe-se a grande semelhança encontrada
através das duas técnicas multivariadas apresentadas, o que demonstra a
consistência dos resultados. Dessa forma, sugere-se aos empresários a
implementação de ações que contemplem as variáveis de maior impacto na escolha
de supermercado pelos consumidores com o intuito de alavancar o desempenho de
seus negócios.
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