Educação e diferença: uma experiência docente em artes visuais na comunidade surda
Resumo
Esta pesquisa se propôs a pensar uma experiência docente em artes visuais, em uma escola bilíngue, com estudantes surdos. Procurou articular a educação atravessada pelos conceitos - diferença, experiência, território e linguagem, a partir de autores como Carlos Skliar (2014) Jorge Larrosa (2010), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1997). Portanto, não diz respeito a uma comparação em relação à outros espaços educacionais, mas atenta às possibilidades de experiência dentro do espaço vivenciado. Apresenta como problemática: Como escrever (com) a vida que pulsa em meio a experiência docente em artes visuais com estudantes surdos? Os conceitos foram pensados na área educacional a partir do pensamento das filosofias da diferença e de experiências na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, em Santa Maria - RS. Assim, enquanto metodologia operou-se com a escrita biografemática, como possibilidade de produzir pesquisa com este método cunhado por Roland Barthes (2003), que pensa a vida como a construção de um texto, portanto, a pesquisa não objetiva narrar uma história como um roteiro, mas apresentar a vida como potência. Como resultados foram acionadas memórias de lugares vividos na infância, a produção de um diário de campo e a composição fotográfica de imagens do processo. Todos esses elementos respingaram na docência e produziram biografemas nesta dissertação.
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