A formação de futuros professores e o ensino de matemática: dos movimentos para a aprendizagem da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
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2018-07-25Metadatos
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A pesquisa aqui apresentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional – LP1 em nível de mestrado tem como objetivo principal investigar a formação dos futuros professores no curso de Pedagogia-Diurno/UFSM, em relação ao ensino de Matemática. Os pressupostos teóricos pautaram-se na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, e com autores que escrevem sobre formação de professores. A investigação contou com a participação de 23 acadêmicos do quarto semestre do curso de Pedagogia da UFSM, durante o desenvolvimento da disciplina de Educação Matemática I, desenvolvida em duas etapas. Na primeira, como ponto de partida para a compreensão de quem eram esses futuros professores, foi utilizado um questionário, envolvendo as seguintes categorias de análise: trajetória até chegar ao curso de Pedagogia/UFSM; vivências com matemática; ensino e aprendizagem da matemática; aprender e aprender para ensinar matemática. Na segunda etapa, além do acompanhamento e da observação do desenvolvimento das ações da disciplina de Educação Matemática I, foi desenvolvida uma sessão reflexiva, com a participação de cinco acadêmicas, cujos dados foram analisados por meio de episódios, elencados em eixos coincidentes com conteúdos matemáticos discutidos durante a disciplina: processo inicial de contagem: a correspondência um a um; controlando quantidades: o agrupamento; em busca da padronização: sistemas de numeração. Na análise emergiram duas unidades evidenciadas como partes constituintes do objeto investigado: o aprendizado matemático como conhecimento formativo e a apropriação do conhecimento matemático para ensinar. A partir dos dados produzidos, no contexto formativo da disciplina de Educação Matemática I, no curso de Pedagogia/UFSM, foi possível perceber indicativos de aprendizagem da docência, no que se refere à unidade dialética entre o conhecimento formativo e o conhecimento para ensinar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As propostas de ensino de matemática como conhecimento formativo e conhecimento para ensinar, apresentadas a partir de situações desencadeadoras de aprendizagem levaram a refletir sobre um modo geral de organizar o ensino nos cursos de formação inicial que promova o aprendizado dos sujeitos envolvidos, levando em consideração as relações desencadeadoras do processo formativo de ser professor que ensina matemática.
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