Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorSilva, Carmen Damaris da
dc.date.accessioned2019-05-06T14:39:57Z
dc.date.available2019-05-06T14:39:57Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16379
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe Distance Education in its current configuration has enabled many people to continue their studies. However, despite the growing demand for courses of this modality, the percentages of evasion are quite high. This research, featured as a case study of qualitative and quantitative nature has as main objective to describe the importance of a democratic and participatory management to reduce evasion rates, and get quantitative data on evasion classes who have completed the course specialization in Distance Educational Management Course from UFSM; know, the strategies created by the Coordination and the Poles to prevent students leave school, seek between tutors and distance data on the causes of evasion and analyze the procedures used by the entire management team to minimize this problem. Data collection was done in two steps, through a documentary research, which analyzed all the transcripts of students, and through a questionnaire distributed to managers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleA evasão no curso de especialização em Gestão Educacional à distância da UFSM: perspectivas e desafiospor
dc.title.alternativeThe evasion in the distance specialization course in Managment School from UFSM: prospects and challengeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Educação à Distância na sua atual configuração tem possibilitado que muitas pessoas possam dar continuidade à sua formação. Entretanto, apesar da crescente procura por cursos nessa modalidade, os percentuais de evasão são bastante elevados. Essa pesquisa, caracterizada como um estudo de caso de cunho quali-quantitativo tem como principal objetivo descrever a importância de uma gestão democrática e participativa para diminuir os índices de evasão, além de levantar dados quantitativos referentes à evasão nas turmas que já concluíram o Curso de Especialização em Gestão Educacional à Distância da UFSM; conhecer, as estratégias criadas pela Coordenação e pelos Polos para evitar que os estudantes abandonem os estudos; buscar entre os tutores presenciais e à distância dados sobre as causas da evasão e analisar os procedimentos utilizados por toda a equipe gestora para minimizar esse problema. O levantamento dos dados foi feito em duas etapas, através de uma pesquisa documental, onde foram analisados todos os históricos escolares dos estudantes, e, através de um questionário apresentado aos gestores. A partir desses dados pode-se verificar que os gestores utilizam várias estratégias para organizar o percurso acadêmico dos estudantes, mas que, ainda se faz necessário uma conscientização desses estudantes sobre suas responsabilidades enquanto gestores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto