A evasão no curso de especialização em Gestão Educacional à distância da UFSM: perspectivas e desafios
Resumen
A Educação à Distância na sua atual configuração tem possibilitado que
muitas pessoas possam dar continuidade à sua formação. Entretanto, apesar da
crescente procura por cursos nessa modalidade, os percentuais de evasão são
bastante elevados. Essa pesquisa, caracterizada como um estudo de caso de cunho
quali-quantitativo tem como principal objetivo descrever a importância de uma
gestão democrática e participativa para diminuir os índices de evasão, além de
levantar dados quantitativos referentes à evasão nas turmas que já concluíram o
Curso de Especialização em Gestão Educacional à Distância da UFSM; conhecer,
as estratégias criadas pela Coordenação e pelos Polos para evitar que os
estudantes abandonem os estudos; buscar entre os tutores presenciais e à distância
dados sobre as causas da evasão e analisar os procedimentos utilizados por toda a
equipe gestora para minimizar esse problema. O levantamento dos dados foi feito
em duas etapas, através de uma pesquisa documental, onde foram analisados todos
os históricos escolares dos estudantes, e, através de um questionário apresentado
aos gestores. A partir desses dados pode-se verificar que os gestores utilizam várias
estratégias para organizar o percurso acadêmico dos estudantes, mas que, ainda se
faz necessário uma conscientização desses estudantes sobre suas
responsabilidades enquanto gestores.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [950]
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