A gestão educacional na Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul
Resumo
Esta pesquisa foi realizada durante o Curso de Pós-graduação em Gestão
Educacional, buscando analisar a gestão educacional na Academia de Polícia do
Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo os aspectos ideológicos da filosofia
educacional utilizada nessa Instituição de ensino. Como forma de explanar este
tema, efetuou-se análises de conceitos de Polícia Civil e policiais civis, como
membros que a compõem, sendo apresentado um estudo sistemático sobre as
principais categorias teóricas que norteiam o trabalho policial, quais sejam: Poder,
Autoridade, Disciplina. Por fim, discutiu-se a forma como se procede a gestão
educacional, quando do oferecimento de educação regular colocada à disposição do
concursando que almeja ocupar um cargo na Secretaria da Justiça e da Segurança,
do Estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente de Delegado de Polícia ou
Agente Policial (Escrivão ou Inspetor de Polícia). Com base nos dados coletados,
debateu-se acerca do verdadeiro papel da Academia de Polícia Civil, o poder, a
autoridade e a disciplina do Policial Civil, como também a imagem que o mesmo
transmite para a sociedade, através de seus atos, concluindo que os atuais policiais
civis do Rio Grande do Sul são preparados ou educados por um órgão habilitado,
que possui um corpo docente composto por especialistas que utilizam a pedagogia
mais apropriada para formar e habilitar policiais civis para exercerem suas funções
com qualidade, respeitando a legislação pátria e, assim, elevando, a cada dia, o bom
nome da instituição polícia civil.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: