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dc.contributor.advisorMichels, Ademar
dc.creatorGrzeca, Mauricio
dc.date.accessioned2016-05-23T14:29:44Z
dc.date.available2016-05-23T14:29:44Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1639
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEficiência energéticapor
dc.subjectMotorespor
dc.subjectVálvulaspor
dc.titleAnálise de eficiência energética de motores automotivos de oito e dezesseis válvulaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaDpor
dc.description.resumoAs indústrias automotivas estão investindo em novas tecnologias, no objetivo de tornar seus produtos mais competitivos. Uma alternativa utilizada para aumentar a potência dos automóveis é a utilização de motores com maior número de válvulas por cilindro de combustão. Motores com esta característica tendem a apresentar seu torque máximo em rotações mais elevadas, o que resulta em uma potência final maior. Analisando as características técnicas dos motores dos modelos de automóveis mais vendidos no país, percebe-se que os automóveis com quatro válvulas por cilindro apresentam um incremento de potência superior ao incremento de rotação do motor. Percebe-se também que o aumento de potência é maior em motores de maior cilindrada. Conclui-se que, em regime de potência máxima, os motores que utilizam maior número de válvulas são mais eficientes, principalmente em cilindradas maiores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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