Lideranca participativa e gestão escolar
Resumen
A escola que aprende não só abre espaço, como incentiva e faz pleno proveito das
relações de liderança, onde quer que ela apareça. Como a "qualidade", a "liderança"
também conta hoje com uma variedade de definições, todas também relevantes e bemvindas.
Líderes emergem onde há abertura para a iniciativa e para mudanças, onde há
perguntas sem respostas, problemas sem soluções, desafios e dilemas. Pode ser em sala de
aula ou em reuniões, na secretaria ou no recreio, entre funcionários administrativos ou
docentes; podem surgir no Colegiado ou em qualquer outra parte ou situação onde haja
espaço e incentivo à participação. Possivelmente, alguns até já tenham se revelado, mas
não estão sendo efetivamente incorporados às missões da escola. Partindo desta realidade,
o objetivo deste estudo foi enfatizar a importância de uma liderança participativa
garantindo uma boa gestão escolar. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa
bibliográfica em autores como: Leite (2000), Libâneo (2001), Gardner (1995), Dourado
(1998-2001), dentre outros. A pesquisa permitiu concluir que é papel do gestor utilizar os
diversos mecanismos de gestão participativa fornecendo a participação contínua da
comunidade escolar, monitorando e descentralizando o processo por meio de ações
deliberativas. Esforça-se por descobrir a influência da liderança dentro do ambiente
escolar, aproveitando ao máximo todo o potencial que existe em cada pessoa que
participa da comunidade escolar, direcionando essas potencialidades para o bem comum.
O desafio de promover a melhoria da prática no que se refere à gestão e liderança dentro
da instituição escolar, depende da postura adotada pelo gestor na condução e no
gerenciamento das mudanças necessárias e de se estabelecer um entendimento entre as
partes através dos mecanismos de gestão e liderança participativa.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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