Diálogo entre hermenêutica e gestão democrática
Resumen
Esta pesquisa, qualitativa e do tipo bibliográfica, investigou o diálogo entre
hermenêutica e gestão democrática, oportunizando o encontro da hermenêutica com a
educação. Levando em conta as reflexões gadamerianas acerca do conceito de experiência na
hermenêutica filosófica, foram constadas contribuições deste pensador para que a gestão
democrática se concretize efetivamente nas escolas. Verificou-se, na reconstrução do conceito
de experiência, a perigosa aproximação da educação formal com o método científico; que
objetiva as relações. Este afasta os sujeitos educacionais, privilegiando o método, que tende a
objetivar, transformando as relações (um sujeito que sabe e outro que nada sabe). Para tanto,
verificou-se que a pergunta e a experiência da finitude são o ponto de partida da experiência
hermenêutica, trazendo grandes contribuições para a relação professor-aluno e a gestão
democrática. Ficou claro que os elementos da pergunta, que geram o diálogo-reflexivo, e os
da finitude fazem perceber os seres humanos como finitos e inconclusos, pertencentes a uma
historicidade e tradição que condicionam, mas não determinam; assumir estes dois
componentes é essencial para a hermenêutica filosófica e a gestão democrática, na perspectiva
de educar cidadãos autônomos, flexíveis, dialógico-crítico-reflexivos, participantes ativos da
escola e da sociedade onde estão inseridos. Portanto, este diálogo democrático e participativo,
tão caro para a hermenêutica e para a gestão democrática, gerará alternativas que questionarão
as posições autoritárias, excludentes, que possam aparecer no contexto escolar e neste mundo
globalizado e competitivo.
Colecciones
- Gestão Educacional [292]
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