Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzambuja, Guacira de
dc.creatorMenezes, Regiane Silva de
dc.date.accessioned2019-05-08T16:32:59Z
dc.date.available2019-05-08T16:32:59Z
dc.date.issued2017-11-27
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16464
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractWith the inclusion of children with disability in Early Childhood Education in common schools, we noted the importance of investigating about how the academic productions, published in the year of 2000 to 2016, from the Post-Graduation Program in Education (Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE), from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), has contemplated the thematic Inclusion in Early Childhood Education. Thus, the present study aimed to know the academic production of PPGE – UFSM published in the year of 2000 to 2016 about the Inclusion in Early Childhood Education. The methodology of research adopted was the bibliographic which used as source of data collection the collection of Virtual Library of UFSM. As result, we identified that the productions gave more relevance to the theme of inclusion, as the relations between family and school, interactions between the children with and without disability and its implications in the constitution of the subject, and the investigation of the school practices. Only four productions addressed the thematic of this work entirely, bringing valuable contributions for the understanding of how it is important that the schooling of the target audience of Special Education starts in Early Childhood Education. Therefore, we observe the scarcity of study productions about the referred thematic. Before this finding, we hope that this study collaborates to foster not only critics and questionings, but also the reflection about the theme, with the purpose of promoting the continuity of investigation about the inclusion in Early Childhood Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleA inclusão escolar na educação infantil um mapeamento das produções do PPGE – UFSM de 2000 à 2016por
dc.title.alternativeThe school inclusion in early childhood education a mapping of the productions of PPGE – UFSM from 2000 to 2016eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoCom a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil em escolas comuns, notou-se a importância de investigar sobre como as produções acadêmicas, publicadas no ano de 2000 à 2016, do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), têm contemplado a temática Inclusão na Educação Infantil. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo conhecer a produção acadêmica do PPGE - UFSM publicadas no ano de 2000 à 2016 acerca da Inclusão na Educação Infantil. A metodologia de pesquisa adotada foi a bibliográfica que utilizou como fonte de coleta de dados o acervo da Biblioteca Virtual da UFSM. Como resultado, identificou-se que as produções deram maior relevância ao tema da inclusão, como as relações entre família e escola, interações entre crianças com e sem deficiência e suas implicações na constituição do sujeito, e a investigação das práticas escolares. Somente quatro produções abordaram a temática deste trabalho por completo, trazendo contribuições valiosas para o entendimento do quanto é importante que a escolarização do público-alvo da Educação Especial comece na Educação Infantil. Portanto, observa-se a escassez das produções de estudos sobre a referida temática. Frente à esta constatação, espera-se que este estudo colabore para fomentar não só críticas e questionamentos, mas também a reflexão acerca do tema, com o propósito de promover ar continuidade à investigação a respeito da inclusão na Educação Infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto