A inclusão escolar na educação infantil um mapeamento das produções do PPGE – UFSM de 2000 à 2016
Abstract
Com a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil em escolas comuns, notou-se a
importância de investigar sobre como as produções acadêmicas, publicadas no ano de 2000 à 2016,
do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), têm contemplado a temática Inclusão na Educação Infantil. Sendo assim, o presente estudo
teve como objetivo conhecer a produção acadêmica do PPGE - UFSM publicadas no ano de 2000 à
2016 acerca da Inclusão na Educação Infantil. A metodologia de pesquisa adotada foi a bibliográfica
que utilizou como fonte de coleta de dados o acervo da Biblioteca Virtual da UFSM. Como resultado,
identificou-se que as produções deram maior relevância ao tema da inclusão, como as relações entre
família e escola, interações entre crianças com e sem deficiência e suas implicações na constituição
do sujeito, e a investigação das práticas escolares. Somente quatro produções abordaram a temática
deste trabalho por completo, trazendo contribuições valiosas para o entendimento do quanto é
importante que a escolarização do público-alvo da Educação Especial comece na Educação Infantil.
Portanto, observa-se a escassez das produções de estudos sobre a referida temática. Frente à esta
constatação, espera-se que este estudo colabore para fomentar não só críticas e questionamentos,
mas também a reflexão acerca do tema, com o propósito de promover ar continuidade à investigação
a respeito da inclusão na Educação Infantil.
Collections
The following license files are associated with this item: