Formação do preço de venda: uma mensuração contábil, econômica e socioambiental
Resumen
O presente estudo está norteado pela busca da precificação de produtos elaborados a partir da lona publicitária que é comumente utilizada na elaboração de banners. O referido material demora 400 anos para se decompor no meio ambiente, razão pela qual, sua transformação em produtos traz uma visão holística das dimensões econômica, social e ambiental que estão relacionadas neste estudo. Dentre tantos aspectos, a criação dos produtos afeta as dimensões profundamente. A dimensão econômica foi abordada neste estudo através das Empresas da área publicitária que, a partir da legislação, devem dar o correto destino de seus resíduos sólidos. Realizando a doação da lona, deixam de ter um custo para destinação e como resultado, modificam seu passivo. A dimensão social foi abordada pela UFSM que buscou a parceria com a AAPECAN levando a ideia e estabelecendo toda a logística para que a oficina acontecesse. Através da disponibilização da oficina, demonstra como elaborar os produtos e desta forma dá uma nova opção de fonte de renda à comunidade participante. E a dimensão ambiental que está presente através da transformação de materiais sem destinação aparente em produtos, ampliando a utilização de materiais que causam grande impacto ambiental. A partir deste cenário, o estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa descritiva, com alicerce na bibliografia e fundamentada pelo método quantitativo para que o resultado fosse atingido e assim todos os produtos tivessem seus valores mensurados e fossem determinados seus preços de venda, incluindo um percentual como margem de lucro.
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- TCC Ciências Contábeis [645]