Módulo temático: contribuição para a formação continuada de professores de ciências
Fecha
2018-12-10Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Devido a importância de serem ofertados cursos de desenvolvimento profissional aos docentes atuantes na educação básica, a presente tese teve como foco de investigação verificar se a elaboração de Módulos Temáticos em um curso de formação continuada contribui para o desenvolvimento dos professores de Ciências da educação básica. Buscando responder a este questionamento, esta pesquisa foi estruturada em cinco etapas de investigação-ação e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, sendo elaboradas categorias a priori e emergentes. No momento prévio à implementação do curso de formação continuada foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais e internacionais sobre a formação continuada de professores de Ciências no período de 2006 a 2016. Foram analisadas 68 publicações e apenas 13 referiam-se a cursos ofertados aos professores da área de Ciências da Natureza do ensino médio. Dentre elas apenas uma publicação estava relacionada à categoria “práticas formativas e reflexivas”. A partir desta análise estruturamos os encontros do curso de formação continuada a fim de destinar momentos voltados para a reflexão docente, abordando os aspectos problemáticos da vida escolar e estimulando a escrita em diários de aula. O curso de formação continuada contou com a participação de 10 docentes nos encontros mensais durante os meses de maio a novembro de 2017. Diferentes assuntos foram abordados, como o uso de temáticas no ensino de Ciências, a ferramenta 5W2H, Taxonomia de Bloom, entre outros. Os professores trabalharam colaborativamente para a elaboração de Módulos Temáticos, propostos por esta tese como uma metodologia de ensino a ser utilizada na educação básica. No ano posterior à realização do curso de formação continuada um dos docentes participantes aplicou o Módulo Temático em sua escola de atuação. Logo após, realizamos uma entrevista semiestruturada com este docente a fim de elaborar um feedback que foi enviado a todos os participantes do curso. Podemos evidenciar a partir dos resultados desta pesquisa, que o curso de formação continuada contribuiu para o desenvolvimento docente, pois possibilitou novas aprendizagens relacionadas ao uso de diferentes metodologias de ensino e a troca de experiências entre os professores. A partir da análise dos diários de aula produzidos pelos docentes verificamos indícios de um processo de reflexão docente, sendo percebida uma evolução principalmente na escrita de dois diários, os quais iniciaram com relatos do tipo referencial e, com o passar das escritas, realizaram reflexões do tipo referencial/expressiva. Quanto aos Módulos Temáticos elaborados ao longo do curso de formação continuada, 4 dos 5 grupos realizaram Módulos Temáticos classificados como “bem estruturados” e apenas um grupo como “estruturado”. Na avaliação final do curso de formação continuada os docentes enfatizaram a viabilidade do Módulo Temático para ser utilizado no ensino de Ciências, pois o planejamento é realizado de acordo com os níveis hierárquicos da Taxonomia de Bloom, sendo possível acompanhar a aprendizagem dos estudantes ao longo da implementação de cada uma das oito fases do Módulo Temático.
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: