O processo de implementação e atuação do conselho escolar numa escola pública municipal de São Leopoldo (RS)
Abstract
O presente estudo objetivou analisar o processo de implementação e atuação do
Conselho Escolar em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo (RS),
bem como, verificar os espaços de ação e consolidação para este colegiado nas
propostas político-pedagógicas desenvolvidas, principalmente no que diz respeito à
construção da gestão democrática escolar. As motivações para o desenvolvimento
desta pesquisa ocorreram devido à aprovação da Lei Municipal N.º 7.320/2010, que
dispõe sobre a implantação e organização do Conselho Escolar nas Escolas
Públicas Municipais de São Leopoldo, situação desafiadora dentro da rede e para a
gestão escolar. Para tal, utilizou-se da abordagem qualitativa, do tipo Estudo de
Caso (GIL, 2002). Como instrumento de coleta dos dados, valeu-se de questionário
e da pesquisa documental, tendo como foco de análise a legislação municipal, o
Projeto-Político-Pedagógico e atas de reuniões do Conselho Escolar da instituição
de ensino em questão. Os participantes da pesquisa foramos representantes dos
diversos segmentos do Conselho Escolar da escola, que são: professores, equipe
diretiva, funcionários, pais, alunos, representante do CPM, representante da
comunidade local, totalizando 10 sujeitos. Para o embasamento teórico desse
estudo, as principais fontes utilizadas foram: Libâneo (1986; 2004), Paro (2003),
Werle (2003), Navarro (2004), entre outros.Podemos constatar, a partir da análise
dos dados obtidos, que um pequeno passo foi dado com a criação do Conselho
Escolar como ferramenta para a construção da gestão democrática, no entanto,
evidenciou-se a necessidade de rompimento com uma cultura centralizadora de
poder na instituição investigada. Sendo assim, conclui-se que a implementação do
Conselho Escolar nesta escola municipal, ainda precisa aprimorar o desempenho de
suas funções.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: