dc.contributor.advisor | Rodrigues, Graciela Fagundes | |
dc.creator | Santos, Maria Jocelma da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T12:47:47Z | |
dc.date.available | 2019-05-10T12:47:47Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16516 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work has as objective to present an analysis on the inclusion of the deaf pupil in
regular education, the municipal schools of Encruzilhada do Sul and to together
evidence possibilities and educational challenges of incluiz it with pupils listeners. We
adopt the qualitative method of research with the application of questionnaire for the
teacher and pupils, analyzing its performance, these have even so not answered for
not being alphabetized. I observed that the faculty does not possess knowledge on
the methodology of education necessary to alphabetizer a deaf pupil and that the
majority did not have contact with the Brazilian Language of signals (LIBRAS), I
verified that the biggest difficulties meet in the form of communication between pupils
and teachers, therefore these are unaware of the language that is the LIBRAS. But,
although all the difficulties and inadequacies of the room, the pupil look for to develop
its learning and the professor if it strengthens and if it pledges in teaching it, exactly
without adjusted the practical conditions and the pedagogical ones. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Inclusão do aluno surdo nas escolas municipais de Encruzilhada do Sul | por |
dc.title.alternative | Inclusion of the deaf pupil in the municipal schools of Encruzilhadado Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre a inclusão do aluno
surdo no ensino regular, em escolas municipais de Encruzilhada do Sul e evidenciar
possibilidades e desafios educacionais que tal prática apresenta. Adotamos o
método qualitativo de pesquisa, com a aplicação de questionário. Observei que o
corpo docente indica desconhecimento acerca da metodologia de ensino necessário
para alfabetizar um aluno surdo e que a maioria dos professores não teve contato
com a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS). Averiguei que as maiores dificuldades
encontram-se na forma de comunicação entre alunos e professores, pois estes
desconhecem a LIBRAS. No entanto, apesar das dificuldades e peculiaridades que a
inclusão de alunos surdos na escola regular apresenta, neste estudo observou-se o
envolvimento do professor e do aluno com a aprendizagem, assim como as
tentativas de reestruturar a prática pedagógica por parte deste professor para dar
conta de tal desafio. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |