Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Graciela Fagundes
dc.creatorSantos, Maria Jocelma da Silva
dc.date.accessioned2019-05-10T12:47:47Z
dc.date.available2019-05-10T12:47:47Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16516
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis work has as objective to present an analysis on the inclusion of the deaf pupil in regular education, the municipal schools of Encruzilhada do Sul and to together evidence possibilities and educational challenges of incluiz it with pupils listeners. We adopt the qualitative method of research with the application of questionnaire for the teacher and pupils, analyzing its performance, these have even so not answered for not being alphabetized. I observed that the faculty does not possess knowledge on the methodology of education necessary to alphabetizer a deaf pupil and that the majority did not have contact with the Brazilian Language of signals (LIBRAS), I verified that the biggest difficulties meet in the form of communication between pupils and teachers, therefore these are unaware of the language that is the LIBRAS. But, although all the difficulties and inadequacies of the room, the pupil look for to develop its learning and the professor if it strengthens and if it pledges in teaching it, exactly without adjusted the practical conditions and the pedagogical ones.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleInclusão do aluno surdo nas escolas municipais de Encruzilhada do Sulpor
dc.title.alternativeInclusion of the deaf pupil in the municipal schools of Encruzilhadado Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre a inclusão do aluno surdo no ensino regular, em escolas municipais de Encruzilhada do Sul e evidenciar possibilidades e desafios educacionais que tal prática apresenta. Adotamos o método qualitativo de pesquisa, com a aplicação de questionário. Observei que o corpo docente indica desconhecimento acerca da metodologia de ensino necessário para alfabetizar um aluno surdo e que a maioria dos professores não teve contato com a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS). Averiguei que as maiores dificuldades encontram-se na forma de comunicação entre alunos e professores, pois estes desconhecem a LIBRAS. No entanto, apesar das dificuldades e peculiaridades que a inclusão de alunos surdos na escola regular apresenta, neste estudo observou-se o envolvimento do professor e do aluno com a aprendizagem, assim como as tentativas de reestruturar a prática pedagógica por parte deste professor para dar conta de tal desafio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto