Inclusão do aluno surdo nas escolas municipais de Encruzilhada do Sul
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Data
2010-12-20Autor
Santos, Maria Jocelma da Silva
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Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre a inclusão do aluno
surdo no ensino regular, em escolas municipais de Encruzilhada do Sul e evidenciar
possibilidades e desafios educacionais que tal prática apresenta. Adotamos o
método qualitativo de pesquisa, com a aplicação de questionário. Observei que o
corpo docente indica desconhecimento acerca da metodologia de ensino necessário
para alfabetizar um aluno surdo e que a maioria dos professores não teve contato
com a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS). Averiguei que as maiores dificuldades
encontram-se na forma de comunicação entre alunos e professores, pois estes
desconhecem a LIBRAS. No entanto, apesar das dificuldades e peculiaridades que a
inclusão de alunos surdos na escola regular apresenta, neste estudo observou-se o
envolvimento do professor e do aluno com a aprendizagem, assim como as
tentativas de reestruturar a prática pedagógica por parte deste professor para dar
conta de tal desafio.
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