Experiências e práticas pedagógicas com alunos surdos do ensino fundamental de Ji-Paraná
Fecha
2010-12-20Autor
Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo focaliza experiências e práticas pedagógicas de inclusão de surdos em Escolas do Município de Ji-Paraná. Com esse trabalho busquei refletir sobre a Educação dos surdos em Ji-Paraná, principalmente no que se refere às práticas pedagógicas destinadas a esses alunos, estabelecendo relações com as principais tendências educacionais existentes na atualidade. No decorrer desse processo também, problematizo o papel dos docentes na educação de surdos diante da realidade vigente, assim como, as práticas pedagógicas utilizadas para melhor atender aos educandos surdos inseridos nas salas regulares e atendidos nas salas de recursos. Para desenvolver esse trabalho fiz observações e entrevistei professores de surdos, tendo como foco as suas experiências pedagógicas junto a esses alunos. Na análise dos materiais produzidos constatei vários pontos que devem ser repensados com urgência, porém também observei o quanto já avançou-se nesse Município frente às condições disponibilizadas aos professores. Após finalizar essa pesquisa, sinto-me motivada a continuar procurando por propostas e estratégias que favoreçam as intervenções pedagógicas dos professores com os alunos surdos, para que alcancemos uma educação mais humanizada e libertadora.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: