Educação inclusiva de surdos em uma escola de ensino médio no municipio de Gravataí
Resumen
Este trabalho procurou discutir a educação inclusiva de alunos surdos que
freqüentam o Ensino Médio em uma Escola localizada no município de Gravataí. A
proposta de inclusão dos alunos surdos surgiu a partir de uma proposta da
Secretaria Municipal de Educação em resposta às famílias sobre a necessidade de
os alunos continuarem os estudos no município, evitando com isso o deslocamento
dos mesmos para a cidade de Porto Alegre ou Esteio.
A seguinte pesquisa não intencionou mostrar que a presença e atuação do
intérprete de Língua de Sinais, é ou não garantia para que aconteça a inclusão dos
alunos surdos. Esta pretendeu provocar inquietude com a falácia de que a presença
exclusiva deste profissional, seja na sala de aula regular ou na sala de recursos, se
apresenta como sendo a solução às dificuldades de aprendizagem encontradas
pelos sujeitos surdos incluídos nas classes de ensino regular.
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