O Sensacionismo vigente: seu método crítico e as formulações de criação estética. O caso da peça de teatro “O Marinheiro”
Abstract
Este trabalho aborda a relação entre os fundamentos do Sensacionismo, projeto
estético, cultural e político de Fernando Pessoa, com a escrita dramática do autor para revelar
sua qualidade bifuncional: como método de análise e como formulação de criações estéticas
sob condições vigentes. Essa relação é estabelecida de maneira sistemática para afiançar o
conceito de sensação; desde sua origem, até sua função como meio de conhecer a realidade, e
assim demostrar que Pessoa concebeu sua teoria como um método crítico que contempla
contextos alheios àqueles que o poeta experimentou, deixando desse modo um outro legado
para as gerações futuras. Comparando os conceitos e as teorias estéticas com as de autores
como Gustav T. Fechner, Paul Valéry ou Gilbert Durand, percebe-se como a partir das
semelhanças e diferenças surgem valores que são encenados na peça de teatro “O
Marinheiro”. Como um drama onde a realidade se apresenta como um conflito, “O
Marinheiro” surge aqui como um proto-sensacionismo porque são colocados em diálogo
distintos níveis de sensação e realidade, argumento a favor de uma revalorização do
conhecimento da realidade que a literatura contém. Esta interpretação de “O Marinheiro” está
amparada pela coleta de estudos críticos de pesquisadores do século XXI, como Claudia
Fischer, Jerónimo Pizarro ou Nicolas Barbosa, por mencionar alguns, que conferem o valor
projetivo da literatura pessoana, especificamente no âmbito da dramaturgia. Neste sentido, o
Sensacionismo vigente destaca-se , ao contrário de outros métodos, por fornecer pautas tanto
para abordar os objetos epistemologicamente, quanto para criar objetos estéticos que
eventualmente substituem ou modificam objetos da realidade por conhecer. Assim é como,
consequentemente, para testar esse método, adaptei a peça de teatro a roteiro para curtametragem
de animação seguindo as pautas que resultaram da sistematização apresentada,
atendendo também à análise sensacionista da peça, o que resume uma conclusão natural da
pesquisa. O trabalho finaliza com uma reflexão pertinente sobre as possibilidades que a
aplicação do método e o seguimento das pautas sugerem quando são reinterpretadas.
Collections
The following license files are associated with this item: