Olhares possíveis: comunicação e turismo em complexos urbanos transfronteiriços
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2018-03-23Metadatos
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A construção desta tese considera a existência de uma estrutura de intercomplementariedade do Turismo no Complexo Urbano Transfronteiriço das cidades entre a Tríplice Fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai. Explana-se como a Comunicação contribui ao desenvolvimento de práticas turísticas nestes ambientes, baseada em uma abordagem qualitativa exploratória de casos múltiplos, dados os raros registros de estudos comunicacionais em Turismo na região. Identifica-se o objeto empírico da Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai) reconhecido como Complexo Urbano Transfronteiriço (DILLA ALFONSO, 2015), noção que concebe a aglomeração de capitais, bens e pessoas com relacionamentos de indivíduos locais ou localizados nas comunidades em interação transnacional. Diversas perspectivas de abordagem do Turismo, como: Chias (2007); Gastal (2001, 2002, 2003, 2005); Petrocchi (2007); Wainberg (2000, 2003), são consideradas devido a fundamentar o entendimento de suas experiências comunicacionais. Já a condição transfronteiriça, está amparada em autores que estudaram o contexto Brasil-Argentina-Paraguai, dentre eles, Albuquerque (2010); Beliveau e Montenegro (2010); Lucena (2012); Rabossi (2010a, 2010b, 2011); Roseira (2006) e Silveira (2004, 2016). Na busca por desenvolver as distintas noções necessárias para esta tese, elege-se a Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995, 2009), como método norteador, objetivando: Conceituar aspectos históricos, geográficos e turísticos das três cidades; Relacionar tendências e interfaces do Turismo com a Comunicação em ambientes transfronteiriços; Examinar como se configuram as ações comunicacionais e turísticas em Tríplice Fronteira, através dos portais institucionais das três cidades e Identificar/codificar os comentários de usuários/turistas sobre suas experiências nos atrativos turísticos das três cidades. O procedimento metodológico da CIDTUR (BARRETTO, 2011) é aplicado nos portais institucionais turísticos das localidades estudadas e visa entender como estão estruturados. Compreendidos, como formas simbólicas (THOMPSON, 1995), portais institucionais turísticos e comentários dos usuários/turistas são analisados e correlacionados com os conceitos de Turismo e fronteira, em busca do reconhecimento de prováveis cenários e ações comunicacionais. Os portais institucionais turísticos tornam-se meios com possibilidades de ordenar sentidos e, quando confrontados com os registros da plataforma Tripadvisor, constata-se o estabelecimento de uma rede comunicacional que evidencia novas dinâmicas no interior de práticas turísticas, fundamentada na produção de conteúdo e no relacionamento com os usuários. Sua análise no contexto das potencialidades turísticas no Complexo Urbano Transfronteiriço de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este permitiu, por fim, propor o conceito de Experiências Comunicacionais Turísticas.
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