Alunos com déficit cognitivo e a aprendizagem em matemática: dificuldades e possibilidades
Resumen
A preocupação ao realizar este estudo foi discutir sobre o processo de inclusão, a
formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e de como o
processo ensino-aprendizagem da Matemática deve acontecer com alunos com
déficit cognitivo como sendo uma construção do pensamento lógico-matemático,
despertando nele e nos demais alunos o espírito da investigação, como objetivam os
Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática, além de fornecer elementos
básicos para a participação desses alunos na vida em sociedade. Através do tema
abordado no trabalho: Déficit cognitivo e a aprendizagem em matemática:
dificuldades e possibilidades; pode-se então concluir que o processo de inclusão
ainda está em construção, pois a escola que deve ser para todos não é de todos e
que as diferenças sociais, pessoais, econômicas e políticas mostram isso todos os
dias e colocar todos os alunos na mesma escola não reduz desigualdades nem é
exemplo de cidadania. No entanto a escola não é o lugar mais propício para
vivenciar igualdades, ao contrário, é nela que se vê ressaltadas e ampliadas as
diferenças. No ensino da Matemática, pode-se dizer que o aluno com déficit
cognitivo ao receber estes ensinamentos estará recebendo uma importante
contribuição para o seu processo de crescimento, pois junto à Matemática ele
recebe noções básicas de interpretação e leitura, o que se deduz que a Matemática
vai além do ensinar a fazer contas, ela interage com o desenvolvimento da
competência lingüística do aluno com déficit cognitivo e também com seu potencial
cognitivo.
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