Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos softwares educativos, como
ferramentas lúdicas capazes de propiciar aprendizagem significativa no processo de letramento. A
relevância desta temática reside na possibilidade de discutir sobre as práticas de ensino
envolvidas na alfabetização de alunos com ingresso na escola aos seis anos de idade; assim
como pela possibilidade de trazer contribuições para construção de ações pedagógicas que
incentivem a criança a participação, interatividade, descobertas e a construção do conhecimento.
Desta forma, têm-se como questionamentos norteadores do estudo: Como os softwares
educativos podem contribuir no processo de construção da leitura e da escrita iniciais? Qual a
relevância da utilização destes em práticas docentes de alfabetização? A partir dos estudos de
Valente (2000), Moran (2007) entre outros, destaca-se o uso das tecnologias da informação e
comunicação como instrumentos que viabilizam a ampliação das práticas de leitura e de escrita no
contexto escolar. Sublinha-se, portanto, a utilização de softwares educativos como alternativa
didática capaz de favorecer o processo de letramento na medida em que possibilitam acesso aos
alunos a diferentes formas de leitura e de escrita, ampliando seus saberes lingüísticos . Ressaltase,
o papel do professor como mediador desse processo numa relação de interatividade com o
objeto do conhecimento, pois ao planejar atividades lúdicas os alunos são desafiados a aprender
brincando que é essencial nessa fase de desenvolvimento.
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