Curtir, compartilhar, aprender e ensinar: possibilidades de uso do facebook como ambiente de ensino-aprendizagem no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Resumo
Em uma época em que o acesso a informação não está restrito a ambientes escolares, surgem novas formas de ensino-aprendizagem. O conjunto de informação, conhecimento, economia e cultura forma a chamada sociedade em rede e, entre outras coisas, evidencia novas necessidades educacionais. Nesse contexto, destacam-se as plataformas educacionais que visam a formação de redes para ensino e aprendizagem. A partir disso, a presente pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação e Linha Pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, apresenta o site de rede social Facebook como um novo espaço de aprendizado e, a partir de um pensamento em rede, considera novas formas de produzir, criar, ler e compartilhar conhecimento nesse ambiente. O trabalho evidencia ferramentas já conhecidas do Facebook, enquanto espaço de comunicação interpessoal, identificando também suas potencialidades ainda inexploradas no âmbito educacional, de forma a torná-lo ainda mais relevante, facilitador e construtivo como ambiente de ensino-aprendizagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A materialização da pesquisa se deu a partir da união de procedimentos metodológicos, são eles: análise bibliográfica aliada a um estudo de caso e coleta de dados prioritariamente qualitativos, construída a partir de observações, questionários e entrevistas. Os dados foram analisados com base em análise de conteúdo por categorias. São explorados alguns conceitos-chave que envolvem, principalmente: educação, redes e tecnologia, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, educação e comunicação por meio das redes sociais, interação e colaboração em rede. Os resultados mostraram que o Facebook pode ser visto e explorado como um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, possibilitando um maior dinamismo, autonomia e interatividade nas ações de ensinar e aprender, sendo fundamental que professores e alunos entendam os modos de uso da ferramenta e o seu papel enquanto agentes estratégicos no processo de ensinar e aprender. A pesquisa apresenta produtos teóricos e práticos, sendo a dissertação de mestrado – como compilado teórico do estudo – e um Guia de Orientações para uso do Facebook como ambiente de ensino-aprendizagem no IFRS – como produto prático, que reuniu informações e orientações sobre como professores e alunos do IFRS podem utilizar o site de rede social para ensino-aprendizagem na instituição.
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