Prevalência do atributo acesso de primeiro contato na atenção primária à saúde da criança e do adolescente
Abstract
Esta dissertação tem o objetivo de analisar a prevalência e os fatores
associados à presença do atributo Acesso de Primeiro Contato de crianças e
adolescentes em serviços de Atenção Primária à Saúde nos municípios da 4
Coordenadoria Regional de Saúde/Rio Grande do Sul. Metodologia:
Abordagem quantitativa, observacional, descritivo, transversal e multinível,
realizado em dois níveis: contextual (municípios) e individual
(criança/adolescente). Foi aplicado com cuidadores de crianças e adolescentes
com idade de 0 a 18 anos incompletos, nos serviços de saúde dos 32
municípios pertencentes a coordenadoria. Os dados contextuais foram
coletados em sites oficiais da internet do Governo Federal Brasileiro e os dados
individuais foram coletados por meio de questionário sócio econômico e do
instrumento Primary Care Assessment Tool- Brasil versão criança.
Resultados: Nas variáveis contextuais, o porte populacional mostrou-se
estatisticamente significativo para a presença do atributo Acesso de Primeiro
Contato, portanto os municípios com até 5 mil habitantes foram os que
apresentaram maior prevalência desse atributo. Nas variáveis individuais,
usuários com idade de 12 a 18 anos incompletos, fase essa compreendida
como adolescência, possuíam 22% maior prevalência de acesso quando
comparadas às crianças com menos de 5 anos. Outra característica é que não
possuir plano de saúde faz com que os usuários tenham maior prevalência de
acesso quando comparada com os que possuem plano de saúde. Os usuários
que possuíam renda familiar mensal mais baixa avaliaram melhor o acesso de
primeiro contato aos serviços de saúde. Conclusão: Ao fim do estudo, obtivemos
a publicação de um artigo cientifico de revisão integrativa sobre o temá, em uma
revista de âmbito internacional e dois artigos para posterior submissão em revistas
cientificas. Espera-se favorecer a prática de avaliação em saúde na atenção
primária do país, bem como contribuir em ações capazes de melhorar a qualidade,
o planejamento e a execução de ações em saúde, articulando estrutura e processo
dos serviços.
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