PROEJA: desafios e perspectivas pedagógicas da mediação
Resumo
A presente monografia tem como finalidade discutir e analisar o Programa Nacional de Integração da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, compreendendo e refletindo sobre a importância da mediação pedagógica no processo de aprendizagem do aluno adulto trabalhador da escola pública Maria Rocha da rede Estadual de Santa Maria. Defende-se a mediação pedagógica como fator determinante no processo de ensino e aprendizagem dos jovens e adultos caracterizados por processos descontínuos de escolaridade. O professor (mediador) na perspectiva do programa é o principal construtor de um novo itinerário da docência caracterizada por pressupostos da integração entre educação e mundo do trabalho numa sociedade capitalista e tecnológica. A pesquisa segue os passos da metodologia qualitativa no qual os principais interlocutores são os jovens e adultos que revelam suas trajetórias de vida. Paulo Freire é o principal referencial deste trabalho, pois suas ideias dão sentido às proposições do PROEJA. Ele filia à educação a promoção da cidadania, desafia a uma prática mediadora que liberta as consciências e emancipa para a ética planetária, para o protagonismo social e político. Concluiu-se que o PROEJA é um programa desafiador e apresenta-se como uma possibilidade viável para o Ensino Médio Noturno da Escola Estadual Professora Maria Rocha. Todavia, não pode ser oferecido como solução para empregabilidade. O programa bem desenvolvido pode constituir-se num caminho de inclusão, de novas metodologias e pedagogias significativas.